19/04/2016

Vacinação contra H1N1 começa na próxima semana

Em época de mudança climática repentina as gripes se tornam mais frequentes. Com o intuito de levar a imunização a grupos mais vulneráveis ao vírus, a Prefeitura de Jaboatão, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá, no período de 18 de abril a 20 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe sazonal e H1N1). Ontem, segunda-feira (18), a campanha foi voltada apenas para profissionais de saúde lotados em hospitais, UPAS, CAPS e SAMU. Já no dia 25 de abril tem início a pré-campanha com o grupo prioritário de Jaboatão dos Guararapes. A população a ser vacinada no município é de 131.739 pessoas, sendo 80% a meta para a cobertura de vacinas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Jaboatão dos Guararapes, Bárbara Alves, enfatiza que a vacina é a forma mais efetiva de prevenir a infecção e suas complicações, sendo segura e bem tolerada em todos os grupos.

A vacinação contra o vírus da gripe está destinada a crianças de 6 meses até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, 45 dias após o parto para mulheres que deram a luz, profissionais de saúde, idosos com 60 anos e mais, pessoas com comorbidades especiais e doença respiratória crônica. Pacientes com doença cardíaca crônica, doença hepática crônica, doença renal crônica, doença neurológica crônica, bem como diabéticos, obesos, transplantados e pessoas com imunossupressão e síndromes, também deverão ser vacinados nessa primeira remessa.

Leia mais:
>Com salários de até R$16 mil: Confira os concursos públicos abertos pelo país
>Em Muribeca, Capela do Bom Pastor é inaugurada
>Projeto da Lagoa Olho D'água é apresentado à comunidade
>Confira o novo itinerário das linhas que circulam no Terminal Integrado (TI) de Prazeres

Outro grupo que também será contemplado é o composto por funcionários do sistemas prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, além da população indígena. As pessoas com comorbidades especiais deverão apresentar no ato da vacinação a prescrição médica. É recomendado que os pais das crianças levem o cartão de vacina.

No dia 30 de abril será realizado o dia “D” de vacinação contra a influenza. Na ocasião, o atendimento será das 8h às 17h em todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Hospitais (Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres e Hospital da Aeronáutica).
(Do Acontece Jaboatão)