Passageiros esperam o metrô em uma das plataformas de Cajueiro Seco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, com destino ao Centro do Recife. O transporte é movido a eletricidade e possui painéis que indicam em quanto tempo os meios de transporte chegarão à estação. Alguns possuem ar condicionado.
Do outro lado da plataforma, a placa diz que a reforma no trem a diesel foi feita em 2000. Vagões sem porta, janelas com telas de arame e escuro que levam ao bairro do Curado ou à cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, dependendo da linha. O percurso às vezes é feito no Trem do Forró que no mês de junho leva foliões, ao som da sanfona, à cidade do Cabo.
Novo e velho contrastam na estação de Cajueiro Seco
O trem a diesel reformado há 12 anos contrasta com a modernidade aparente doVeiculo Leve sobre Trilhos (VLT) que opera na linha Cajueiro Seco - Cabo. Inaugurado no dia 30 de junho, o VLT ainda funciona em caráter experimental só aos sábados das 5h às 14h. Movido a biodiesel, cada trem tem capacidade de transportar até 600 passageiros e está recebendo só elogios dos usuários [ver no video abaixo]
Os VLTs chegam à estação e esperam a hora exata para sair. Desde as 11h27 parado em Cajueiro Seco, seguiu com destino ao Cabo às 11h48 chegando no destino final às 12h20 - um percurso que dura 32 minutos. No caminho, um passageiro mais distraído pode imaginar que faz uma viagem longa com paisagens que mudam tanto que favorecem a imaginação: de zonas rurais, a urbanas, rios e mangues.
Paisagem muda bastante durante o percurso Jaboatão dos Guararapes-Cabo
Na manhã do sábado (7), os jovens Vinícius da Silva, 14 anos, e Igor Lima, 16, que moram no Largo São Francisco, no Cabo, foram a Jaboatão dos Guararapes comprar roupa e passear. Originais da cidade de Escada, Zona da Mata de Pernambuco, os dois moram no Cabo há apenas um mês. "Lá em Escada tem linha de trem, mas não é de passageiro, é cargueiro", lembra Igor.
Quando não têm o que fazer, os meninos aproveitam o fim de semana para passear. Para ir ao Cabo, os jovens também podem ir de ônibus (TI Cabo) que custa R$ 3,35 e demora cerca de 45 minutos para chegar ao destino final deles. Os dois, no entanto, preferem ir de trem tanto pelo preço - R$ 1,60 - quanto pelo próprio percurso: "De ônibus há engarrafamento e é um para para", reclama Vinícius. Já Igor prefere porque gosta de ver "o verde da mata" por onde passa o caminho do trem.
Vinícius da Silva, 14 anos, não esperou para pegar o trem:
"Quando cheguei na estação, ele já estava me esperando"
Trilhos que se cruzam e partem da estação de Cajueiro Seco
(Por Alana Lima - NE10/Fotos - Fábio Jardelino)